Ginecologia do Esporte

Há até bem pouco tempo atrás, a ida ao Ginecologista não incluía falar sobre a PRÁTICA ESPORTIVA. Isso sofreu algumas alterações no momento em que o exercício passou a ser considerado importante à SAÚDE. 

A “Ginecologia do Esporte” visa o ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO à mulher praticante de exercício físico, competitivo ou não, profissional ou amador, que busca, além de saúde, a melhora de seu DESEMPENHO ESPORTIVO. Tem como foco orientar sobre PARTICULARIDADES, eventualmente desconhecidas, a que estão expostas, como a TRÍADE DA MULHER ATLETA e a INCONTINÊNCIA URINÁRIA presente entre as mesmas.

Além disso, visa proporcionar o PLANEJAMENTO DO CICLO MENSTRUAL em relação ao ciclo de treinos e competições, minimizando sintomas de TPM e permitindo que a mulher escolha a fase do ciclo em que se sente MAIS APTA para sua melhor performance. As PRINCIPAIS ATLETAS DO PAÍS se beneficiam desses cuidados há quase 10 anos, incluindo, nesse período, os Jogos Olímpicos de Londres e do Rio de Janeiro.

Todos os anos montávamos um calendário, com todas as competições importantes, e desde já eu já sabia quando e como tomar meu anticoncepcional para menstruar no melhor momento e para melhorar meu rendimento!

Jessica Bruin

Atleta olímpica da natação